segunda-feira, setembro 06, 2004
O Paradoxo da Educação em Portugal: 2ª Parte
"(...) É necessário que exista uma reformulação de todo o esquema de formação de professores, de acessos ao mercado de ensino no fundo, pois se os alunos são indispensáveis neste modelo, os professores são a pedra de toque e uma pedra de toque que não se sinta vocacionado para dar aulas vai emperrar o modelo.Assim, resolver o problema da educação em Portugal e ao mesmo tempo do Ensino Superior, passa por afectar correctamente e em colaboração mais estrita do que actualmente é efectuada com o INE, um preenchimento das necessidades de mercado face aos númerus cláusulus, respeitando assim a lei de mercado. Depois , o nosso país, tem de uma vez por todas a ideia que todos temos que ter um canudo, e apostar de uma forma eficiente e em clara interligação com o mercado empresarial na realização de cursos de especialização de determinadas profissões técnicas, tidas como de segunda linha mas de importância extrema. Mais importante que tudo é definir hoje uma política supra-partidária, no que à educação diz respeito. Decidir hoje o que queremos ter daqui por 10 anos, e porque não olhar para o exemplo da educação irlandesa e o modelo adoptado. (...)"
Excerto de um artigo a ler na Grande Loja do Queijo Limiano.
Excerto de um artigo a ler na Grande Loja do Queijo Limiano.